Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

TEL: +55 21 3938-7453

A seguir apresentamos os contornos da encomenda realizada pela SENAES, dentro dos quais a equipe de pesquisa vem construindo o modelo de avaliação, promovendo a participação das incubadoras e de outros atores relevantes na definição dos conceitos, bem como da estratégia metodológica e instrumentos e pesquisa.

Os objetivos principais da pesquisa são:

1. Avaliação do desempenho das incubadoras e dos projetos da economia solidária apoiados pelo PRONINC:

- Processos (metodologia, institucionalização, dinâmicas de trabalho). Especial atenção ao surgimento e institucionalização das novas incubadoras (linha B), adequação de conteúdos e metodologias e parcerias.

- Resultados (econômicos, sociais, produção acadêmica): geração de trabalho e renda, organização do trabalho com foco na autogestão, autonomia dos empreendimentos

- Caráter multidisciplinar das equipes – integração entre áreas de conhecimento.

A incubação é definida como o processo de formação, assessoria técnica, disseminação de tecnologia apropriada e de gestão voltadas à consolidação e conquista de condições necessárias para a autonomia organizacional e a viabilidade econômica dos empreendimentos econômicos solidários. Devemos considerar a diversidade dos processos de incubação e dos próprios empreendimentos incubados. Adequação sociotécnica e desenvolvimento e disseminação de tecnologias sociais são eixos norteadores da avaliação.

2. Avaliação do desempenho dos empreendimentos da economia solidária apoiados pelas incubadoras:

- Processos

- Resultados

Ênfase na sustentabilidade, capacidade de atuação e permanência.

3. Avaliação da implementação da chamada

- Funcionamento do Comitê Gestor e do programa na última fase

- Envolvimento da Universidade no projeto e na implementação

- A operacionalização da chamada 89/2013 através do CNPq

- Estrutura da chamada (proporção de recursos para bolsas, custeio, capital)

- Seleção, edital, prazos

- Implementação

- Execução financeira: recebimento de recursos (liberação, regularidade)

- Solução de problemas, comunicação com a SENAES, com o CNPq?

- Execução física: preenchimento de relatórios (SIPES)

- Monitoramento e avaliação, como melhorar visto que não existem equipes disponíveis?

- Instrumentos: relatório de execução e cadastros de EEs e beneficiários

100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social