Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

Jose Basílio Cubero Allende

 

Graduação em Psicologia Infantil e da Educação pela Universidade de Havana, Cuba em 1979. Possui Mestrado em Psicopedagogia na Universidade de Havana em 1996 e Doutorado em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana, em 1999. Fez cursos de curta duração em Pedagogia, Apreciação Cinematográfica, Metodologia de Investigação, Computação, Teoria do Conhecimento e Comunicação dentre outros, ministrados por professores de diversos países. Professor da Universidade de Havana desde 1974 em disciplinas como Pedagogia, Psicologia, Psicologia Educativa, Didática do Ensino Superior, Teorias da Aprendizagem, Métodos de Ensino, Fundamentos Psicopedagógicos, Apreciação Cinematográfica, Psicopedagogia dos Meios de Ensino e Televisão Educativa. Exerceu cargos de chefia: Diretor do Departamento de Produção de Meios Audiovisuais, Diretor da Televisão Universitária e do Departamento de Formação e Superação Pedagógica e Assessor da Vice-Reitoria Docente na Universidade de Havana, Cuba. Presidiu a Comissão Nacional de Produção de Meios de Ensino do Ministério de Educação de Cuba (MINED).

 

 

Foi Coordenador do Grupo para Desenvolvimento de Vídeo no Ministério da Educação Superior e fez parte do grupo Coordenador do Movimento Nacional de Vídeo em Cuba. Foi apresentador do programa de TV dedicado a orientação cinematográfica Tanda do Domingo pela Televisão Cubana. Trabalhou com especialistas do Centro Audiovisual de Saint Cloud da França; o CETO da Inglaterra; a Universidade de Laval no Canadá; do Centro Audiovisual da Universidade Humboldt de Alemanha e na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade de Lomonosov da Rússia, onde trabalhou com especialistas da Cátedra que dá continuidade ao estudo da Teoria Histórico Cultural de Vigotsky.

 

 

Desde 1966 desenvolve atividades de crítico de cinema; ministra conferências e dirige Cine Debates em diversas Instituições Culturais. Foi Coordenador do Laboratório de Imagem e Conhecimento da Universidade Presidente Antônio Carlos em Barbacena - Minas Gerais, 2002 a 2005. Ministrou cursos como Professor-Visitante em Universidades de países como Alemanha, Bolívia, Brasil, Espanha, México, Nicarágua e Venezuela. Participou de Eventos Científicos em Cuba, Brasil, Colômbia, Rússia, Bulgária, México, Venezuela, e Alemanha. Representante da Universidade de Havana e membro fundador da Associação de Televisão Educativa Ibero-Americana, Espanha. Desde 1974 participa de investigações relacionadas com a Psicologia Pedagógica e os Meios Audiovisuais É autor de publicações de Psicologia Pedagógica, Comunicação Audiovisual, e Meios Educativos, incluindo artigos de revistas e livros. Têm participado na realização de diversos materiais audiovisuais, filmes e vídeos para uso docente. Foi orientador de teses e membro de bancas de defesas de Mestrado em Cuba, Brasil, Venezuela e México. Recebeu diversos prêmios e distinções outorgadas a professores com um trabalho destacado na Educação Cubana. Aposentado pela Universidade de Havana, Cuba, em 2003, após 37 anos de serviços prestados. Atualmente, trabalha como Professor Pesquisador Visitante na Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Grupo de Educação Multimídia (GEM) da Faculdade de Letras. da UFRJ; é coordenador pedagógico do Curso de Formação Continuada de Professores em Educação e Trabalho do Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio (IPUFRJ) ; Participa do Projeto de Pesquisa: Inovação social e tecnologia. Experiência de uma Formação Politécnica; Orientador cientifico do Curso de Produção Audiovisual do IPUFRJ.

 

cubero  cubero1

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ